2.9.10

Olimpíada de Língua Portuguesa!


Desde Abril deste ano os 9º anos,nas aulas de Língua Portuguesa estavam participando da 2ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Escrevendo o Futuro.
Por meio da realização de um a série de oficinas e de atividades escolares os alunos puderam aperfeiçoar o seu aprendizado e colocaram em prática o que aprendiam sobre o gênero crônicas.
Foi árdua a tarefa de levar adolescentes a ter um olhar atento para os fatos cotidianos.Mas a garotada aceitou o desafio e aí está a crônica redigida em conjunto com os alunos do 9º ano C e que foi enviada a SEC para a comissão julgadora municipal selecionar a melhor e enviar os textos para a Olimpíada.
Parabéns garotada. Agora é só torcer.

Olhares

O relógio despertou. Era segunda-feira. Que saco!Tenho que trabalhar.Salto da cama e vou direto ao chuveiro. Pela janelinha do banheiro vejo nuvens se formando só faltava essa!Parece que vai chover. No quarto abro as cortinas é agora já não.São somente nuvens que vejo,mas chuvas,muita chuva!
Esta caro leitor, é a cara da minha cidade. Esta é Joinville, ou melhor dizendo,Chuville, é isso!De tanto chover por aqui penso eu que a cidade poderia mudar de nome,Chuville caberia bem.Nesta cidade as chuvas são como sogras,quando chegam demoram para ir embora são intermináveis.
Quero voltar para a cama logo e dormir,mais o senso do dever me chama.Arrumo-me depressa,pego a bicicleta e saio às ruas.Meu percurso é extenso e em dias chuvosos que não são poucos-parece que demoro mais a chegar.Passo pela praça da Bandeira e vejo Flores.O quê?Parece mais a cidade das águas.Mais algumas pedaladas na rua das Palmeiras estou,lá os jardins viram lagos e os príncipes,sapos.Continuo pedalando passo pegar duas avenidas diferentes: a avenida Beira Rio ou a avenida Jucelino Kubitschek apesar de mais longe,sou obrigado a pegar Jucelino pois a avenida Beira Rio se tornara um mar,arregaçar as calças e empurrar a bicicleta,nem pensar.
Passando em frente a Catedral penso"Bem que essas pessoas aí dentro podiam rezar por um solzinho".Entrando na avenida Getúlio Vargas vejo o supermercado Big há muitos carros e promoções!"Acho que na volta vou dar uma passadinha,preciso de botas novas".
Finalmente chego na empresa que trabalho a Busscar.Deixo minha bicicleta no bicicletário e percebo que não há outras"zicas" só a minha.Estranho!
Dirijo-me até o portão principal e lá vejo um cartaz pregado nele:FALIMOS.com minha autoestima lá embaixo pego a bicilceta e volto para a avenida numa poça um carro passa em alta velocidade e encharca-me todo.Agora além de água tenho lama o meu corpo grita: "Essas segundas-feiras".(Lucas Moreira Jorge)


2 comentários:

  1. Parabéns aos alunos do 9º ano C e a professora Luciana de português pelo belo trabalho.
    Professora Mericiana

    ResponderExcluir
  2. cade as fotos do trabalho jovens empreendedores

    ResponderExcluir